Candidaturas para a 4ª edição do sh|fthappens abertas!

Vivemos tempos desafiantes, onde problemas sociais, ambientais, económicos nos confrontam. O incómodo com o status quo é evidente, mas é fácil sentirmos que o nosso esforço, competências e sonhos não irão mudar esta realidade complexa. Contudo, é esse mesmo desconforto que leva tantos a “arregaçar as mangas” e agir. Acreditamos no potencial do empreendedorismo para responder a estes desafios. É a oportunidade de lançar soluções criativas, ideias de negócio e projetos distintos dos negócios e respostas tradicionais e que trazem muito mais potencial de transformação da nossa vida, comunidades e sociedade.  

O sh|ft happens é o programa que acredita nestas ideias e que as apoia e incuba, sem regras afuniladas, mas com a orientação certa para fazer mais e melhor. 

A Carla, por exemplo, fundadora da empresa de agricultura regenerativa, Kissing the Earth, e vencedora da última edição, destacou o foco estratégico que ganhou, o realismo a que foi levada e o apoio seguro mas confrontativo que recebeu. Já a Mind the Locals, projeto de turismo sustentável, salientou o impacto das atividades práticas para estruturar o seu sonho e muitas ideias e para tirar o projeto do papel. Quanto à Caroline, que se candidatou com a Artivist, uma plataforma de crowdfunding para apoiar artistas e ONGs, considera que a oportunidade de integrar o programa foi fundamental para clarificar o rumo da jornada empreendedora que escolheu trilhar e sair com mais segurança e competências técnicas

Este é o poder do sh|ft happens, um programa de aceleração para qualquer projeto ou ideia de negócio que traga valor e uma mudança positiva à sociedade. Em formato digital e pós-laboral, esta aceleradora e incubadora tem como missão apoiar empreendedores na transformação das suas ideias em negócios sustentáveis, alinhados com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, das Nações Unidas. 

O programa nasce do Hub Ponte em Loures, dum trabalho de oito anos a apoiar empreendedores e organizações diversas. Como diz o Diretor da Ponte e fundador do sh|ft happens, Hendrik von Niessen, “É na diversidade que acreditamos que nasce a inovação, por isso desenvolvemos iniciativas que unem mundos distintos, que criam relacionamentos improváveis e que procuram incluir todos nesta missão de empreender e transformar a sociedade”. 

Em três edições, o sh|ft happens apoiou, através de capacitação, mentoria e networking, mais de 70 participantes, de 42 projetos com e sem fins lucrativos, que desenvolveram soluções inovadoras em áreas muito diversas, desde o turismo, energias renováveis, construção e moda sustentável, à saúde, soft skills, consultoria para inclusão e cuidadores informais.  

As candidaturas para a quarta edição estão abertas até dia 17 de março, para todos aqueles que tenham uma ideia de negócio ou projeto em fase inicial, de Norte a Sul do país, novos ou menos novos, sozinhos ou em equipa, com ou sem fins lucrativos – sem barreiras e caixinhas. Porque é neste encontro disruptivo que crescemos, que somos mais criativos e que trazemos mais impacto. 

Assim, se tens uma ideia de negócio ou um projeto que queiras concretizar e te revês no nosso programa e missão, candidata-te. O formulário, contactos e mais informação estão disponíveis na secção Candidaturas no site. 

Este é o nosso contributo, um programa onde a esperança, competências e oportunidades se juntam para investir em pessoas criativas e criar negócios sustentáveis, rumo a comunidades e sociedades melhores. Qual é o teu? 


Mais informação sobre o programa 

As candidaturas estão abertas no nosso site até dia 17 de março, a indivíduos ou equipas com uma solução que responda a um desafio ou que aproveite uma oportunidade de negócio (seja mais local ou global), e que tenham uma abordagem ética e sustentável, independentemente da forma jurídica. Esta pode estar em duas fases: 1. Ideia madura de um produto/serviço; 2. Negócio em fase inicial. 

O programa decorre em regime pós-laboral (sextas e sábados) ao longo de três meses, entre abril e julho, com módulos síncronos em grupo online e quinzenais e mentoria personalizada. A incubação pode ser prolongada até um ano, para apoio à concretização das iniciativas participantes, de forma digital ou presencial na Ponte Hub.  

Conta com uma rede multidisciplinar de parceiros e mentores de distintos backgrounds, disponíveis para apoiar os participantes, numa verdadeira rede colaborativa de empresas, empreendedores e organizações sem fins lucrativos. 

Vê alguns testemunhos e como foi o Pitch Day da edição passada aqui

 

Hendrik von Niessen